Lista completa das postagens


Segue abaixo a lista completa das postagens do blog Matemática e Sociedade. Para cada item da lista abaixo aparece o título da postagem e resumo. Todos os textos são de autoria do administrador deste site, exceto aqueles nos quais são indicados nomes de colaboradores.

Postagens de 2015

308) Foi bom enquanto durou
Despedida.

307) Teoria do caos e histórias de amor
Reprodução de artigo meu publicado na revista Polyteck.

306) Pré-cálculo em vídeo
Divulgação do terceiro vídeo da série Matemática - Mundo Invisível.

305) Primeiro vídeo da série "Matemática - Mundo Invisível"
Inauguração de meu canal Vimeo. 

304) O índio astrônomo
Homenagem a Germano Bruno Afonso.

303) Como medir a promessa de um aluno?
Professores rigorosos em avaliações são bons docentes?

302) O que e quem realmente cansa
Sobre a mentira do eu.

301) O que e quem você ama?
Influência do amor sobre o cultivo ao conhecimento.

300) Rio e Recife: sobre duas viagens minhas
Relatório da participação do blog M&S em eventos regionais

299) Matemática é uma ciência exata?
Sobre as limitações humanas da matemática.

298) O exército dos 26 sábios adolescentes
Campanha para apoiar 26 jovens aceitos para estudar nas melhores universidades do mundo.

297) Matemáticos lentos
Lista de matemáticos cujas contribuições principais não foram feitas durante a juventude.

296) Mais um exemplo insano de ensino a distância
Sobre o site Descomplica, de ensino a distância.

295) Beleza
Transcrição de entrevista com o compositor grego Vangelis.

294) Matemática e poesia
Sobre relações históricas e sociais entre matemática e poesia.

293) A busca pela felicidade pode ser uma ideia infeliz
Sobre a atual era do narcisismo.

292) A aula que o Brasil perdeu
Sobre a incipiente participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial.

291) Ode para os delicados
Uma comparação entre delicados e educados.

290) Concurso de Fotografia - Erros de Português
Fotografe erros de português em instituições de ensino.

289) Como escrever artigos científicos
Apenas uma postagem com título ridículo.

288) Reforma agrária: do campo para a universidade
Sobre turmas de graduação em direito exclusivamente formadas por beneficiários da reforma agrária.

287) Quando matemática é o horror
Sobre ansiedade matemática.

286) O que é um número?
Discussão sobre o conceito de número, com uma pitada de nominalismo.

285) PT e Satanás
Crítica aos extremistas de direita e de esquerda em nosso país.

284) Como ler sobre ciência sem ficar lelé da cuca
Como acompanhar pesquisa de ponta em época de crise na ciência.

283) A Lógica da Violência
Sobre os confrontos entre servidores públicos e polícia militar no Paraná.

282) Como aumentar a sua inteligência
Cinco atividades que melhoram o desempenham de inteligência fluida.

281) Racionalidade, emoção e educação
Sobre o papel de emoções na sociedade, com foco em educação.

280) As mais importantes contribuições da história da ciência
Nove contribuições que definiram a ciência de hoje.

279) Quantas dimensões você enxerga?
Sobre confusões comuns a respeito de espaços com mais de três dimensões.

278) Alunos babilônicos
Sobre jovens com mentes de quatro mil anos.

277) Matemática - Mundo Invisível
Anúncio de futuro canal de vídeos educativos.

276) A geração do começo sem fim
Discussão sobre a crescente dificuldade para as novas gerações compreenderem até mesmo textos simples.
Colaboração de Alan Carlos Ghedini.

275) O gênio da multidão
Reprodução do poema de Charles Bukowski.

274) Paulo Freire e a matemática do oprimido
Sobre a influência de Paulo Freire no ensino de matemática brasileiro.

273) Arte no UniBrasil
Instituição privada de ensino superior estimula as artes, mesmo sem contar com curso de artes.

272) Autoconhecimento e auto-ilusão
Discussão sobre efeitos sociais da auto-ilusão coletiva

271) Confissões de um boçal
Depoimento pessoal do administrador deste blog.

270) O que você realmente sabe?
Discussão sobre limitações de linguagens naturais e formais.

269) Matemática Angelical
Origens religiosas da matemática.

268) Usando matemática para combater fanatismo
Desdobramentos sobre o conceito de fanatismo na filosofia de George Santayana.

267) Filosofia e Sociedade
Breve discussão sobre a aplicabilidade da filosofia, com repercussão social.

266) Pi
Homenagem à constante mais importante da matemática, na data de "March 14, 2015" ou 03/14/15. Deixe que o pi fale por si.

265) Podemos aprender algo com a parapsicologia?
Discussão sobre consciência, ambiente e realidade.

264) Comparando diploma com competência
Divulgação de estudos que comparam mérito com prestígio na vida vida acadêmica dos EUA.

263) A diferença entre física e filosofia da física
Discussão sobre o papel do filósofo da física nos dias de hoje.

262) Refinando discussões sobre meritocracia - Parte I
Políticas meritocráticas em instituições federais de ensino superior, do ponto de vista de um pesquisador que não gera necessariamente ciência de alto impacto.
Colaboração de Fabiano R. de Melo.

261) Filosofia para crianças... no Brasil
Discussão sobre filosofia no ensino básico brasileiro.
Colaboração de Gilson Maicá.

260) Ciência, Tecnologia e Inovação na UFPR
Discussão sobre ciência, tecnologia e inovação, incluindo entrevista com o Coordenador de Propriedade Intelectual da Agência de Inovação da UFPR.

259) Deus e a lógica do CNPq
CNPq nega apoio financeiro a congresso mundial sobre lógica e religião.

258) Como seguir uma carreira de pesquisador
Dicas para o jovem que deseja seguir carreira científica.

257) Blog Matemática e Sociedade no CBPF
Anúncio de evento no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, Rio de Janeiro.

256) Preciso de um psicólogo
Críticas a textos de Marilena Chauí.

255) Olavo de Carvalho
Discussão sobre algumas ideias infelizes do jornalista Olavo de Carvalho a respeito de física.

254) Crianças filósofas
Proposta de implementação de filosofia no ensino fundamental.

253) O futuro profissional e pessoal de superdotados
Pesquisa recente mostra que crianças com talento excepcional em matemática chegam à vida adulta com realização pessoal e profissional.

252) Entrevista com o físico José Abdalla Elayël Neto
Discussão sobre educação científica no Brasil.
Colaboração de Adam Luiz de Azevedo.

251) Estabilidade de emprego e assédio moral
O problema do assédio moral sofrido por professores de universidades públicas é discutido por um docente que foi calado pela Justiça.
Colaboração anônima.

250) Matemática vista como filosofia no ensino básico
Discussão sobre como a transitividade da igualdade é lecionada nos ensinos fundamental e médio.

249) Sobre entrevista de Artur Avila no Programa de Jô Soares
Discussão sobre responsabilidade social do brasileiro ganhador da Medalha Fields.
Colaboração de Maria Lewtchuk Espindola.

248) A penetração da matemática - Parte I
Exemplos pontuais de aplicações da matemática em cinema, vida sexual, medicina, sociologia, cognição humana e culinária.

247) Professores universitários também colam
Denúncia do apoio institucional à prática do plágio.

246) Uma pequena aldeia chamada Terra
Discussão sobre a teoria dos seis graus de separação.

245) Por que não se estuda mecânica quântica em nossos cursos de engenharia?
Discussão sobre as relações entre universidades brasileiras e sociedade.
Colaboração de Celso Melchiades Doria.

244) Denunciar ou não denunciar, eis a condenação
Denúncia contra a Unesp e o Ministério Público Federal
Colaboração de Augusto César Francisco.

Postagens de 2014

243) O mundo está ficando mais estúpido?
Por que você faz o que faz?

242) Artigo na revista Nature expõe grave crise na física teórica
Tradução de artigo publicado na revista Nature sobre físicos e filósofos que alegam que teorias físicas não precisam ser testadas.

241) Conquistando respeito acadêmico sem esforço
Oito dicas para conquistar respeito acadêmico no Brasil sem trabalhar duro em pesquisa e inovação.

240) Podemos confiar em cientistas? Como diferenciar fatos de teorias?
A partir de uma breve discussão sobre Design Inteligente, mostra-se que até mesmo fatos podem ser questionados.

239) No que você se transforma em vinte anos?
Professor canadense devolve a ex-alunos cartas dirigidas a eles mesmos vinte anos depois.

238) O efeito de elogios sobre o intelecto de crianças
Elogios são importantes para desenvolver a inteligência de crianças. Mas não podem ser quaisquer elogios.

237) Teoria da Relatividade Restrita para Crianças
Uma proposta para ensinar teoria da relatividade para crianças de seis anos.

236) O que há sobre ciência e educação somente neste blog
Síntese e propaganda do blog Matemática e Sociedade

235) Como o vestibular seleciona os piores alunos
Questões usuais de vestibular são um desestímulo aos pensamento crítico.

234) Os limites da liberdade de expressão
Liberdade de expressão fica gravemente comprometida sem liberdade de pensamento.

233) Resposta a um pedido
Aluno da UFPR solicita que cursos ou palestras multidisciplinares sejam promovidos.

232) Dez mitos sobre educação
Sobre crenças equivocadas mas comuns entre alunos.

231) Patrick Suppes
Homenagem pessoal a um dos mais importantes filósofos do século 20.

230) O que há de errado com as instituições privadas de ensino superior?
Proposta de abandono de lucro nas universidades privadas brasileiras.

229) O conflito entre ciência e inovação
Ciência é uma atividade social de caráter estático. Inovação é um processo individual de caráter dinâmico.

228) Quem é realmente beneficiado pela Medalha Fields?
Ganhadores da Medalha Fields mudam de comportamento após premiação.

227) Psicologia cognitiva ajudando a prever o futuro
Sobre método criado nos Estados Unidos para identificar e estimular pessoas capazes de prever o futuro político de nações.

226) Ciência e ideologia
Você quer realmente saber o que a ciência tem a dizer?

225) Sexo e Inteligência
Sobre relações entre sexualidade e inteligência.

224) Link
Discussão sobre liberdade intelectual e social.

223) Intuições visuais da sociedade brasileira
Aplicações de teoria dos grafos para compreender e reestruturar a sociedade brasileira.

222) Postagem Especial: Eleições 2014
Denúncia contra o Tribunal Superior Eleitoral.

221) O Retorno de Estudante Brilhante
Continuação de história ficcional sobre um estudante mais inteligente do que os seus professores.

220) A fragilidade de demonstrações em matemática
Transcrição de palestra de Newton da Costa sobre o conceito de demonstração.

219) Perspectiva de um aluno sobre as ciências humanas no Brasil
Críticas ao emprego de vocabulário atípico para ocultar a ignorância de profissionais de ciências humanas no Brasil.
Colaboração de Bruno D'Ambros.

218) Usando a educação para melhorar a política partidária no Brasil
Postagem que estimula a prática do debate nas escolas.

217) Vale a pena fazer um doutorado?
Sobre o mercado de trabalho no Brasil, Estados Unidos e Europa para doutores em ciência e tecnologia.

216) Dia do Professor
Dia do Professor deveria ser uma data de reflexão do professor sobre ele mesmo.

215) O peso do conhecimento
Discussão sobre a resistência da comunidade científica a novas ideias.

214) Análise sobre uma imagem deste blog
Arlene Sant'Anna faz uma tradução de uma imagem publicada neste blog, sob o ponto de vista da semiótica.

213) Diversão livre de contexto
Frases famosas sobre educação.

212) A Lamentável Metodologia Científica
Texto que defende o término no ensino de metodologia científica e de metodologia de pesquisa em cursos de graduação.

211) Mensagem codificada
Desafio para os leitores. O objetivo é decifrar uma importante mensagem codificada.

210) Física Quântica e Misticismo - Resposta de Gabriel Guerrer
Discussão entre o físico Gabriel Guerrer e o moderador deste blog sobre as relações entre física quântica e misticismo.

209) "Hänsel und Gretel" ou "João e Maria e o Código Penal
Análise do clássico dos irmãos Grimm sob a perspectiva do Código Penal Brasileiro.

208) A correlação entre opiniões sobre ciência e a capacidade de fazer ciência
A correlação apresentada no título da postagem simplesmente não existe.

207) Exemplos extraordinários da influência da matemática nas artes
Seis exemplos de obras de arte (quatro esculturas, uma música e um filme) inspiradas pela matemática.

206) A percepção dos alunos sobre os melhores professores
Divulgação de pesquisa que mostra correlação negativa entre desempenho de professores e percepção de alunos sobre seus docentes.

205) Manual de sobrevivência para o próximo Brasil
Discussão sobre a eventual falência do Brasil enquanto nação e orientação sobre como lidar com a nova realidade.

204) Colaborador do blog Matemática e Sociedade publica coleção de livros.
Resenha da coleção Física, de Alysson Ramos Artuso e Marlon Wrublewski.

203) Fundamentos da Ciência e Fator de Impacto
Postagem na qual se defende a tese de que pesquisas sobre fundamentos da ciência sofrem discriminação na comunidade científica.

202) Termo de Compromisso sugerido por um jovem estudante
Aluno do Curso de Licenciatura em Matemática da UFCE encaminha sugestão de documento a ser assinado por professores de ifes.

201) O que a União Internacional de Matemática não disse sobre Artur Avila
A medalha Fields não é apenas uma conquista de um indivíduo, mas de seu contorno social.

200) A matemática das confusões mentais
Modelo matemático para semântica e pragmática em linguagens naturais e formais.

199) Uma pequena dose de humor
História ficcional sobre filósofos em um hospício.

198) Como escolher um professor orientador?
Três qualidades que um orientador de pós-graduação precisa ter.

197) A real importância do estudo de línguas estrangeiras
A influência da linguagem sobre a cultura de um povo.

196) A ciência indisponível na internet
Fatos científicos relevantes que você jamais encontra na internet.

195) Veduca
Análise crítica do programa Veduca de ensino a distância.

194) Privatizar a USP não é a solução
Crítica aos defensores da privatização do ensino público.
Colaboração de Carlos de Brito Pereira.

193) Uma Brasileira Cercada por Muçulmanos
Depoimento de uma brasileira que viveu em três países islâmicos.
Colaboração de Lucia Fagundes.

192) Qual é o propósito deste blog?
Críticas de um leitor a três postagens deste blog.
Colaboração de Rafael Lopes de Sa.

191) Cálculo Diferencial e Integral em Vídeo
Análise crítica de cinco vídeos de ensino a distância disponíveis no YouTube.

190) Apenas alguns livros - Parte III
Recomendação de 14 referências bibliográficas sobre matemática.

189) Apenas alguns livros - Parte II
Recomendações bibliográficas de física matemática e física quântica.

188) Liberdade - Resultado da Experiência Social
Discussão sobre o conceito de liberdade.

187) Educação é Mercadoria?
Breve discussão sobre educação e mercado de trabalho.

186) Uma Experiência Social na Forma de Concurso Público
Uma provocação aos leitores do blog.

185) Sobre a Crise na USP
Detalhada avaliação sobre causas e soluções para a crise na Universidade de São Paulo.
Colaboração de Carlos de Brito Pereira.

184) Por que é tão difícil provar a existência de Deus?
Discussão sobre o conceito de "prova" em ciência.

183) O Cotidiano de uma Universidade Federal
Depoimento sobre manobras políticas insanas diariamente praticadas em uma universidade federal.
Colaboração de Youssef Cherem.

182) Marxismo é Hard Science?
Sobre um polêmico projeto com financiamento não aprovado pela Capes.

181) Independência
Como harmonizar a relação mestre-discípulo com independência de pensamento.

180) Depoimento de Ex-Aluno do Curso de Física da UFPR
História de jovem que abandona curso de física para seguir outra carreira.
Colaboração de Denis Wiener.

179) Islamismo não é Humano
Extenso texto sobre estudos de arte islâmica no Brasil.
Colaboração de Youssef Cherem.

178) Preconceito e Educação
Discurso em favor da postura interdisciplinar.

177) Pacto Criminoso Entre Universidades, Polícia Federal e MEC
Denúncia do tráfico de diplomas no Brasil.

176) O estado da educação nas faculdades de direito do Brasil
Brilhante crítica à inércia intelectual nas faculdades de direito de nosso país.
Colaboração de Ítalo Oliveira.

175) A Noção Sindical de Universidade de Qualidade
Crítica à visão perigosamente míope de movimentos sindicais ligados ao ensino superior público.

174) Resultado do Primeiro Evento Deste Blog
Relato de palestra ministrada pela equipe Polyteck e patrocinada por este blog.

173) A Cultura do Medo
Discussão sobre como a cultura do medo domina o cenário social de nosso país.
Texto baseado em entrevista com Laïs Marcelino.

172) Estabilidade de Emprego nas Universidades dos Estados Unidos
Detalhada postagem bilíngue sobre a polêmica da estabilidade de emprego em universidades norte-americanas.
Colaboração de Steven Krantz.

171) A Busca Por Vida e Inteligência Extraterrestres
Rica discussão sobre as relações entre especulações da existência de inteligências extraterrestres e os conhecimentos hodiernos em física teórica.
Colaboração de Clovis Maia.

170) Avaliação e Criatividade
Discussão crítica sobre o papel da criatividade em processos de ensino-aprendizagem.
Colaboração de Klaus de Geus.

169) Primeiro Evento do Blog Matemática e Sociedade
Anúncio de palestra ministrada pela equipe Polyteck e patrocinada por este blog.

168) Modelo Matemático Para o Futuro da Humanidade
Divulgação de pesquisa que aponta para o papel da estratificação econômica e do abuso de recursos naturais no destino de civilizações.

167) A Perspectiva do Diplomata Paulo Roberto de Almeida Sobre a Universidade no Brasil
Discussão crítica sobre o papel da universidade no desenvolvimento de nossa nação.
Colaboração de Paulo Roberto de Almeida.

166) As Últimas Novidades Deste Blog
Anúncio de cinco novidades para facilitar a navegabilidade neste site.

165) A Grave Limitação das Avaliações Baseadas em Respostas
Discussão em favor da avaliação de soluções, em processos educacionais formais, e não de respostas a questões (como usualmente se faz).

164) O Discurso Matemático: Uma Proposta de Pesquisa
Proposta de pesquisa para reescrever certos ramos do conhecimento matemático.

163) Passe Livre, ECA e Outros Direitos Insanos
Contradições entre a Declaração dos Direitos Humanos e o Estatuto da Criança e do Adolescente.

162) O Verdadeiro Milagre Brasileiro na Scientific American Brasil
Sobre um grupo de jovens que aposta ativamente na inovação em nosso país.

161) Joan Baez no Brasil: antecipação de cena?
Propaganda a favor de revolução em nosso país.

160) Motivação para estudos universitários
Sobre a crescente falta de motivação para estudos no Brasil e no mundo.

159) Você quer contribuir seriamente para a educação?
Sobre a carência de estudos básicos a respeito do emprego de multimídias em processos educacionais.

158) O inevitável sucesso do ensino a distância no Brasil
O ensino a distância em nosso país não passa de mera extensão da tradicional mediocridade praticada em sala de aula.

Postagens de 2013

157) Honestidade Intelectual
Treze princípios que definem honestidade intelectual.

156) A diferença entre utopia, sonho e realidade
Resposta alegórica àqueles que afirmam que defendo utopias.

155) QUALIS = Uróboro
Discrepâncias graves entre critérios brasileiros e critérios internacionais de avaliação de periódicos científicos.

154) A Filosofia do Medo
Resposta àqueles que defendem que produção acadêmica em filosofia não precisa ser publicada em veículos de circulação internacional.

153) O que é um Pesquisador do CNPq?
Avaliação da produtividade de treze pesquisadores nível 1A do CNPq na área de filosofia.

152) Cruzeiro do Sul
Vídeo clip de esperança.

151) Como conhecer o passado do Paraná? Basta conhecer o presenta da Austrália!
Incrível relato do descaso paranaense com a sua própria cultura.

150) Submissão
Sobre processo aberto pela professora Silvia Helena Soares Schwab (UFPR), denunciando condutas minhas.

149) Que ensino se ensina em Portugal?
Discussão sobre as mazelas do ensino secundário em Portugal.
Colaboração de Rolando Almeida.

148) Apenas alguns livros - Parte I
Recomendações bibliográficas sobre história da matemática, lógica e filosofia da ciência.

147) Ensino a distância
Ensino a distância não representa mudanças que melhorem qualidade de educação.

146) A matemática necessária para compreender física
Sobre a cultura matemática básica para estudos em física teórica.

145) Analogias em educação
A delicada questão do emprego de analogias no processo educacional.

144) "Professor pré-pago"
Resenha crítica sobre os serviços prestados pela empresa Apoio Escolar 24 Horas.

143) Movimentos estudantis
Sobre os raros movimentos estudantis sérios em nosso país.

142) Quem realmente merece educação?
Sobre obrigatoriedade e massificação do ensino, progressão continuada e a banalização da educação superior.

141) Imagens
Mera exibição de 25 imagens concebidas pelo administrador deste blog.

140) Saresp
Denúncia contra o Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo.
Colaboração de Cibele Sidney.

139) O brasileiro típico
Tendenciosa crítica ao povo brasileiro.

138) Alguns esclarecimentos sobre cálculo diferencial e integral
Desfazendo alguns mitos propagados no ensino de cálculo.

137) Qual é a sua fantasia?
Sobre limites epistemológicos e metodológicos da psicologia contemporânea.

136) Os ingênuos têm razão: Estabilidade confere liberdade de expressão
Denúncia contra abuso de poder praticado por médico da UFPR.
Colaboração anônima.

135) Quantos polacos são necessários para trocar uma lâmpada
Sobre o excepcional desenvolvimento da matemática na Polônia.

134) Para quem não entende
Respostas a críticos de artigo meu em Scientific American Brasil (ver postagem 133).

133) Universidades federais finalmente expostas na Scientific American Brasil
Reprodução de extenso artigo meu sobre o atraso intelectual no ensino superior público de nosso país.

132) Um blog de pouco interesse para mulheres?
Sobre alguns dados estatísticos.

131) Como confiar em argumentos
Sobre argumentos livres de risco e argumentos arriscados.

130) O Retorno de Doutor Fantástico
Uma das ramificações de minhas divergências com a Coordenação do Curso de Física da UFPR.

129) Realidade como uma Fábula
Reprodução de belo texto vencedor do concurso Sangue Novo (edição 2012) promovido pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná.
Colaboração de Ramon Voltolini.

128) Fazer pesquisa não é tão difícil assim
Como as universidades federais privilegiam administração inócua sobre pesquisa relevante.

127) Antagonizando BP Fallon
Uma alegoria cuja compreensão depende de uma certa dose de cultura.

126) A Realidade de Hoje da Melhor Professora de Matemática do Brasil
O destino de uma professora que recebeu um dos mais importantes prêmios da educação nacional.

125) Breve Síntese da Mente Criminosa
Paralelo entre crime organizado e a educação brasileira.

124) Uma Curiosa Solução: O Quarto Contrato
Como receber salário equivalente a Dedicação Exclusiva em universidades federais, sem assinar um contrato de Dedicação Exclusiva.

123) Motivando Adolescentes
Algumas ideias para estimular o estudo de matemática no ensino médio.

122) Orgulho, Preconceito, Reação
O peso da falha de caráter na vida acadêmica mundial.

121) Indo Além
Anúncio da criação da página Facebook deste blog.

120) O Certo, o Errado e o Brasileiro
Respostas a críticas feitas por leitores deste blog sobre estabilidade de emprego em universidades públicas, o mito do QI (Quem Indique) e fraudes em concursos públicos.

119) Idade das Trevas
Sobre a carência de almas no mundo.

118) Quando Será o Fim da Música?
Análise matemática sobre os limites da composição musical.
Em parceria com Don Healy II.

Postagens de 2012

117) A Ilusão da Previsibilidade
O que, afinal, é aleatoriedade?

116) Respostas da Trabalhos Universitários e da Poligrafia
Uma empresa e um professor justificando por que vendem trabalhos acadêmicos.

115) Vendo Teses de Doutorado (em qualquer área!)
Sobre uma empresa e um professor que vendem trabalhos acadêmicos.

114) Voto Eletrônico no Brasil
Discussão sobre a não confiabilidade do voto eletrônico no Brasil e no mundo.
Colaboração de Marcos Castilho.

113) Quase-Poesia
Sobre uma teoria de conjuntos desprovida do conceito de igualdade.

112) Justificativa e Novidade
Resposta a críticas feitas pelo leitor André Furtado.

111) Entre Professores e Alunos, Quem Vale Mais?
Sobre a cultura do medo entre alunos e professores.

110) Dr. Fantástico ou Como Aprendi a Parar de Me Preocupar e Amar a Bomba
A primeira reação oficial a este blog.

109) O Não que diz Sim
Sobre a intolerância de certos professores com relação a ideias centrais defendidas neste blog.

108) This is who we are
Breve relato sobre conversa informal entre Newton da Costa e dezenas de participantes de evento promovido pela Anpof, em Curitiba, Paraná.

107) Querem ver uma foto?
Comparações entre o ensino brasileiro do passado e aquele que hoje se pratica.
Colaboração de Arlene Lopes Sant'Anna.

106) Última Postagem: Sonhos e Frutos
Um desabafo pessoal e uma intimação que, por sorte, funcionou.

105) Visões Noturnas do Centro Politécnico da UFPR
Sobre algumas diferenças entre períodos noturno e diurno em um campus da UFPR.

104) O Problema da Cola nas Universidades
Discussão a respeito de condutas desonestas de alunos e professores em processos de avaliação.

103) Concurso de Cinema e Educação: Resultado
A decadência da sétima arte e a educação.
Colaboração de Thiago Melara Adames.

102) Pequeno Tratado da Tolice
Uma classificação de diferentes categorias de tolice. Texto meramente opinativo.

101) Indissociabilidade Entre Ensino, Pesquisa e Extensão
Sobre um dos discursos mais irresponsáveis da vida acadêmica brasileira.

100) Vamos Tentar Mais Uma Vez
Um apelo aos leitores que até hoje não surtiu efeito.

99) A Saga de Um Físico Tupiniquim
Relato de um brilhante pesquisador que não gosta de lecionar.
Colaboração de Bolivar Alves.

98) A Energia do Vácuo
Sobre um tratamento corpuscular para descrever a energia do vácuo quântico.

97) Provando a Segunda Lei de Newton
Implementando o princípio de Mach em gravitação universal.

96) O Poder do Professor
O único poder comum a todos os professores é o da destruição.

95) Qual é o tamanho de um ponto?
Rompendo mitos comuns no ensino de geometria.

94) Qual é o seu valor?
Sobre a necessidade de incertezas em ciência.

93) Imposturas Intelectuais
A falta de qualificação de discurso em certas áreas do conhecimento.
Colaboração de José Padilha.

92) Como Aprender Matemática
Dicas básicas sobre como estudar matemática.

91) Como desestimular os bons alunos
Crítica bem humorada aos procedimentos usualmente adotados por professores para desestimular bons alunos universitários.
Colaboração de José Mario Martínez.

90) Livro-Texto: o Exemplo da Álgebra Linear
Crítica à postura de adotar um único livro como referência para estudos matemáticos.

89) O Nobel Brasileiro
Breve histórico das relações entre Brasil e o prêmio Nobel.

88) Agradecimento
Agradecimento a todos aqueles que contribuíram com comentários no blog.

87) Analice
Homenagem a uma das mais belas almas que já conheci.

86) O Mendigo e o Professor
Paralelo entre os comportamentos de mendigos e de professores.

85) Concurso: Cinema e Educação
Concurso público promovido pelo blog. O resultado aparece na postagem 103.

84) Espaço, a Fronteira Final?
Discussão sobre uma teoria formal de conjuntos que privilegia o conceito de função sobre o de conjunto.

83) Meus Mestres
Uma breve lista de algumas das pessoas que exerceram maior influência sobre o meu perfil profissional.

82) Testemunhando lobisomens, extraterrestres e fantasmas
Usando o teorema de Bayes para discutir sobre o testemunho de fenômenos improváveis.

81) Guia Prático do Convívio Pessoal
Recomendações básicas de convivência, pouco praticadas no Brasil.

80) Sugestões
Solicitação de críticas e sugestões dos leitores para melhorar o blog.

79) Que tal um olhar matemático sobre a medicina brasileira?
Alerta para a possibilidade de ações criminosas no Sistema Único de Saúde.

78) Depoimento de um Superdotado
O dia a dia de um superdotado em uma universidade pública.
Colaboração anônima.

77) Afinal, você é negro ou bonito?
Sobre os programas de cotas raciais e sociais nas universidades públicas.

76) Medição sem Interação
Como fotografar objetos opacos sem incidir luz sobre eles. E como detectar campos elétricos sem perturbar a carga prova.

75) Você sabe contar?
Uma provocação para os leitores na forma de imagem.

74) Consultoria Matemática para Casamentos: Compatibilizando Paixão e Razão
Uma visão bem humorada de elementos básicos da teoria das decisões.

73) O Exorcista e A Universidade Brasileira
O mal intangível da educação brasileira.

72) Greve Intelectual
Uma excelente crítica às greves remuneradas de professores.
Texto de Alberto Carlos Almeida reproduzido sem autorização.

71) Estudo Crítico de Cálculo
Conhecimentos relevantes sobre cálculo diferencial e integral que não são encontrados em livros ou outras fontes.

70) Biologia e matemática na visão de um biólogo
Modelagem matemática para a obtenção de informações relevantes em genética.
Colaboração de João Carlos Marques Magalhães.

69) O Pesquisador Científico e sua Carreira
Qualidades necessárias para ser um pesquisador.
Colaboração de Newton da Costa.

68) Ricos em recursos naturais, pobres em educação
Recomendação de reportagem televisiva na qual se justifica por que o Brasil naturalmente tende a investir pouco em educação.

67) Critérios
Uma lista de 14 problemas básicos na educação brasileira.

66) Vídeo Sensacional
Divulgação de vídeo irônico sobre a educação brasileira.

65) REUNI, Andifes e demais mazelentos
O insano pacto entre governo federal e universidades para aprovar 90% dos alunos.

64) Elementos do Raciocínio Jurídico
Breve análise da evolução histórica do raciocínio jurídico, desde período pré-socrático até os dias de hoje.
Colaboração de Cesar Serbena.

63) Be it, don't dream it
Sobre a passiva entrega ao prazer.

62) Novas Visões
Simples anúncio de futuras postagens escritas por colaboradores.

61) Depoimento: Professores Cirurgiões
Professor de ensino médio avalia as expectativas de seus alunos.
Colaboração de Marlon Soares.

60) Educar é não saber
Sobre a confusão que se faz em nosso país entre educação e doutrinação.

59) Encerrando a enquete
Um dos muitos momentos de pessimismo meu.

58) Avalie sua Licenciatura em Matemática
Sobre critérios de avaliação de cursos de licenciatura em matemática.

57) Carta de Apoio ao Prêmio Beatriz Pierin de Barros e Silva
Apoio a uma excelente ideia que ainda não se concretizou por conta de visão estreita da UFPR.

56) Grandes nomes da ciência brasileira
Anúncio da criação de uma página neste blog especialmente dedicada aos cientistas mais importantes da história de nosso país.

55) Sobre respostas aos comentários
Mensagem de estímulo para aqueles que desejam publicar comentários que contestem ideias expostas neste blog.

54) Comemore os 100 anos da UFPR mentindo sobre sua idade
Como a universidade mais antiga do país perdeu este título a partir da criação de uma nova universidade.

53) Sem Fronteiras?
Sobre a limitada política editorial da revista Sem Fronteiras.

52) O que a UFPR espera de você?
Não seja medíocre, mas também não seja ótimo. Seja apenas UFPR.

51) O que este japonês estava fazendo no Mato Grosso?
A inusitada visita de Takao Tati ao Brasil.

50) 500
Os 500 brasileiros mais importantes da história, de acordo com a Editora Abril.

49) Dicas para entrevistas em programas de pós-graduação
Recomendações para um candidato ter um bom desempenho em sua entrevista para ingresso em programa de pós-graduação.

48) Professores não sabem avaliar alunos
Sobre uma abordagem científica para o processo de avaliação de alunos.

47) Qual é a solução para a educação brasileira?
Enquete que não atingiu as metas antecipadas pelo administrador deste blog.

46) A Vergonha das Bancas de Pós-Graduação e de Concursos Públicos
Sobre a falta de racionalidade nas tradicionais formas de formação de bancas de pós-graduação e de concursos públicos.

45) Ciência e Pseudociência
Sobre a diferença entre mecânica relacional e as crenças pessoais do criador desta teoria.

44) Matemática elementar desacreditando paranormalidade
Como uma menina de nove anos conseguiu impactar a ciência.

43) Sorteio de Livro!
Sorteio de cinco exemplares de livro sobre Newton da Costa.

42) Aplicando Matemática em Metafísica
Discussão informal sobre o teorema de Bell, em mecânica quântica.

41) Memórias
Um momento de nostalgia.

40) Jabberwocky e o Vestibular
Por que o vestibular parece uma comédia do grupo Monty Pyton.

39) Formando Jovens Pesquisadores
Sugestões de formas de estímulo para estudos avançados entre jovens.

38) Algumas Curiosidades Lógicas
Rompendo com mitos sobre lógica matemática em nosso país.

37) Matemáticos no Cinema
A imagem propagada pelo cinema sobre matemáticos.

36) Matemáticos Cegos
Por que não existem matemáticos cegos no Brasil?

35) Erros que funcionam muito bem
Sobre perturbações em dinâmicas orbitais provocadas por fenômenos de marés.

34) Massa e Força
Noções sobre física básica que não se aprendem em cursos de graduação.

33) Assessor ou Lobista?
Quais são as reais intenções do economista Claudio de Moura Castro?

32) Enquanto isso...
Anúncio de um novo blog meu que agora está desativado.

31) Nova Pausa
Anúncio de que novas postagens devem demorar para serem publicadas.

30) Matemática e História: um exemplo de interdisciplinaridade
Sugestão de um problema para o ensino médio envolvendo o número de ouro e a Grande Pirâmide de Quéops.

29) Motivações para você e para mim
Pedido para leitores encaminharem vídeos ao administrador deste blog.

28) Por que é difícil compreender definições?
Breve discussão sobre teorias de definição em matemática.

27) Ética!
Por que professores não têm ética?

26) Histórias que posso contar
Sobre alguns momentos pitorescos que vivenciei ao longo de minha carreira como professor.

25) Motivando Crianças a Estudar
Sobre uma palestra que ministrei para crianças de uma escola.

24) Nota de Esclarecimento
Sobre a diferença entre críticas e ataques pessoais.

23) Como ler livros de matemática?
Recomendações úteis para quem deseja estudar matemática.

22) Como Nossa Educação Contribui para o Crime Organizado
Sobre a cultura do desrespeito à propriedade intelectual em nosso país.

21) A Matemática da Gramática da Língua Portuguesa
Uma proposta interdisciplinar de transposição de conhecimentos sobre gramáticas gerativas para o ensino médio.

Postagens de 2011

20) Matemática e Telepatia
Usando matemática para provar que pessoas são naturalmente tendenciosas.

19) Por que não sou associado da APUFPR?
Sobre a visão ingênua da Associação dos Professores da Universidade Federal do Paraná a respeito de vida acadêmica.

18) Aulas de Matemática Como Histórias
Aplicação da teoria das histórias em aulas de matemática.

17) Confissões Eróticas de um Professor de Matemática
Uma alegoria sobre amor, sexo e matemática.

16) O Estudante Brilhante
Uma alegoria sobre os limites da linguagem natural.

15) Pausa Por Tempo Indeterminado
Mais um momento de pessimismo meu.

14) A História do Aluno - Em Vídeo
Divulgação de vídeo sobre bullying.

13) Recomendação de um vídeo
Divulgação de vídeo sobre pirataria no Brasil.

Postagens de 2010

12) 2 + 3 = 5?
Por que é importante conhecer teoria de conjuntos para aprender a somar?

11) Manual Ilustrado da Docência
Sugestões básicas sobre a arte de lecionar.

10) Breve História Ilustrada da Educação Brasileira
Lista de 10 problemas nas políticas educacionais de nosso país.

9) Carta Aberta aos Alunos do Curso de Física da UFPR
Sobre deficiências e inconsistências no Curso de Física da UFPR.

8) Matemática, lógica e misticismo
Matemática, em instituições de ensino brasileiras, é assunto tão misterioso quanto misticismo.

7) Histórias e probabilidades
Uma história ficcional para ilustrar o significado matemático de resultados positivos falsos em exames médicos.

Postagens de 2009

6) Probabilidades no Ensino Médio
Se um evento tem probabilidade nula de ocorrência, isso não significa que ele jamais pode ocorrer.

5) Por que ensinar matemática?
Motivações pragmáticas e filosóficas para o ensino de matemática.

4) Trigonometria e Ensino Médio
Sobre alguns erros perpetuados no Brasil a respeito de trigonometria.

3) Newton é brasileiro. E daí?
Homenagem a Newton da Costa.

2) Matemática como Arte
Como usar matemática para conceber imagens que jamais poderiam ser vistas por ser humano algum.

1) Educação
Postagem de apresentação do blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Respostas a comentários dirigidos ao Administrador demoram usualmente até três dias.